Eu, Ju Costa, tenho parado para pensar muito sobre como a Sweet pode contribuir positivamente para o meio ambiente. Um estudo da International Solid Waste Association (ISWA), uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais do setor de resíduos sólidos, prevê que a geração mundial de lixo chegará a 3,4 bilhões de toneladas, por ano, até 2050. A pesquisa ainda mostra que o Brasil é o maior produtor de resíduos urbanos da América Latina e Caribe, representando cerca de 40% do que é jogado fora. E a gente sabe que junto com esse aumento de lixo vem também aumento de doenças, mudanças climáticas e muitas mortes que podem ser evitadas se medidas forem tomadas o quanto antes.

Diante desse cenário mundial adotamos algumas práticas sustentáveis na empresa:

 

✨ Em 2023 nossas embalagens de papel, site e loja, serão confeccionadas com Papel Reciclato, que é um papel feito com madeira de reflorestamento, tem o selo FSC da Forest Stewardship Council, o Conselho de Manejo Florestal. Ou seja, é um papel que tem uma certificação, que garante ser rastreável, sustentável e produzido da maneira correta.

Além disso, o papel Reciclato tem 75% de material reaproveitado dentro da própria fábrica e 25% de coleta urbana, considerado o primeiro papel offset 100% reciclado feito em grande escala de produção no Brasil.

✨ Desde 2012 usamos TNT como material escolhido para produzir os saquinhos que as clientes levam as peças quando compradas na loja. 

O TNT é conhecido como "tecido não Tecido", pois não é feito da maneira convencional. O TNT é um produto constituído com polímero 100% em polipropileno que permite fácil transformação no processo de fabricação (Spunbond) com filamentos contínuos termossoldados. O TNT é um produto biodegradável e aprovado pelos órgãos que supervisionam a proteção da ecologia mundial.

✨ O processo do banho dos nossos produtos é realizado por um empresa que possui os mesmos valores que os nossos e que também adotam práticas sustentáveis em relação ao descarte de produtos químicos, água e metais pesados usados no processo de galvanoplastia.

✨ Priorizamos trabalhar com fornecedores nacionais para fomentar a economia do país. A maioria das pedras naturais que utilizamos são de mineradoras do sul e não escolhemos pedras e ouro por preço, para não correr o risco de lidar com o mercado ilegal. 

Acreditamos que toda mulher merece ter um acessório Sweet que valoriza a sua beleza, aplicamos preços justos mas que não são de forma alguma os mais baratos do mercado porque infelizmente quando falamos de preço baixo estamos falando também de trabalho escravo, falta de preocupação com o descarte de lixo, uso de materiais inadequados e etc. 

✨ Temos como meta reduzir ao máximo o uso de plástico na loja, site e escritório. E quando usados procuramos reutilizar sempre que possível. Desde 2015 que não usamos mais sacolas plásticas personalizadas nas compras realizadas na loja. 

Estamos a cada dia pensando, pesquisando e procurando formas de tornar a Sweet ainda mais ativa na preservação da natureza. Pode até parecer pouco mas eu, Juliana, acredito que se cada um de nós fizermos um pouquinho e tivermos consciência do nosso papel no mundo, o resultado positivo será grandioso.